sexta-feira, 26 de junho de 2009

Eu, Politico

Quem diria, que os partidos para nomeação do provedor de Justiça, chegassem ao extremo. E agora, já existe consenso para o novo nome apresentado no parlamento. Mas será que a desistência de Doutor Jorge Miranda comove a líder de Ferro do PSD.
Pois entre sorrisos e elogios ao novo nome, o Doutor Jorge Miranda saiu magoado com tanto rigor do PSD e por disciplina partidária. Pois um dos fundadores do PSD, vi e senti excesso de rigor, pois é, o Doutor não recorda se do Caso do Freitas do Amaral, que despiu a camisa para ajudar o País, como fundador do CDS não penso na disciplina para fazer parte do Governo socialista, foi o que foi, que lamento mencionar o sucedido porque a minha razão desconhece tamanha desconsideração. Pois Doutor, e agora os elogios vão para Santana Lopes, o tal do golpe de Estado, mas a sua prática de levantar suspeitas infundadas não vem de agora. Mas os protagonistas do Eu Político, estão no palco a levantarem suspeitas sem provas, a darem conselhos rápidos sem uma reflexão profunda da situação. Mas penso que o povo português ao assistir esse panorama de tanto egoísmo, irá preferir cidadãos que não pertençam a partidos políticos, pois é mais agradável e consensual pensar numa política de todos como exemplos Obama ou mesmo Sarkozy na formação de Governos. Pois convidar membros de outras formações partidárias para formar governo é fundamental para excluir o Eu político e a variante o sistema partidário. Como Fez o Eng. Sócrates ao convidar Freitas do Amaral e ao apresentar nome do Doutor Jorge Miranda e entre outros. Mas sabemos sempre que quem perde é o sistema político em Portugal. Por esses e outros eis o aumento da abstenção. Tudo por causa do Eu, politico.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rui Moreira criticou Cavaco por falar sobre a TVI

O presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, criticou hoje a intervenção do Presidente da República sobre a eventual compra pela Portugal Telecom (PT) de 30 por cento da Media Capital, detentora da TVI."Acho mal que o Presidente da República se manifeste sobre estas questões empresariais. Acho pior ainda por cima quando se sucede em poucas horas à entrevista da líder da oposição sobre esta matéria. Não acho que o Presidente da República deva apanhar boleia sobre estas questões", disse à agência Lusa Rui Moreira. O Presidente da República afirmou hoje que os responsáveis da PT devem explicar aos portugueses que motivos levam esta empresa a querer comprar 30 por cento da Media Capital, por "uma questão de transparência". "Face às dúvidas fortes que, neste momento, estão instaladas na sociedade portuguesa é importante que os responsáveis da empresa de telecomunicações expliquem aos portugueses o que está a acontecer entre a PT e a TVI. É uma questão de transparência", afirmou Cavaco Silva. Para Rui Moreira, é "excessivo e desadequado" fazer uma "conotação política" de "um negócio louvável por parte da PT", que pretende devolver a capitais portugueses uma empresa que foi vendida a espanhóis. "Na altura em que a Media Capital foi comprada pela Prisa, as mesmas pessoas que estão agora a levantar estas questões fizeram algum alarido, alegando que a Prisa era um grupo espanhol ligado ao PSOE e que, portanto, se tratava de uma forma encapotada de arregimentar um meio de comunicação social que é líder no país", realçou. "Não gosto muito destas interferências sucessivas do Estado e destas pressões sobre as empresas", afirmou, defendendo que o Presidente da República apenas deve actuar depois de o negócio se concretizar e "se houver instrumentalização ou politização da TVI". Rui Moreira salientou que também não o "comove muito" a questão de se pensar que este eventual negócio é uma forma de afastar José Eduardo Moniz da direcção da TVI. "Ainda há uma semana atrás se percebia que os planos de José Eduardo Moniz tinham a ver com outras coisas. Queria ser candidato ao Benfica e só não foi por questões internas do Benfica, que têm a ver com os prazos eleitorais", disse.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O porque do aumento da abstenção .

No dia de eleições é uma constante o apela ao voto, os líderes dos partidos políticos mostram se preocupados com a elevada abstenção. Mas vejo na Assembleia da República o Bloco de Esquerda , PCP e PEV a absterem-se, não tomam uma posição. Ora, nem se mostram a favor e nem contra, afinal que exemplo passam para o povo português?
É notório o facto de que a Monção de Censura apresentada pelo CDS não tem importância nenhuma para o debate, atendendo o facto de que faltam pouco tempo para as legislativas. Mas porque o representante do povo abstém-se? A resposta a essa pergunta é a resposta a elevada abstenção em Portugal.

O Engenheiro e a Prostituta

Viciado em ambientes de alterne, o engenheiro perdeu de vez a cabeça com ‘Denise’, prostituta brasileira que o seduziu no Elefante Branco e Black Tie, em Lisboa. Já divorciado, o funcionário do Ministério do Ambiente passou a morar com a rapariga em sua casa. Só que esta estava habituada a uma vida de luxo, à custa de 20 mil euros que ganhava por mês a fazer sexo com estranhos – e o engenheiro de 39 anos quis acabar com isso. Para a compensar, assaltou 11 bancos no último ano e meio.
Fique a saber tudo na edição desta quinta-feira do jornal 'Correio da Manhã'.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Anúncio da AEA-Portugal

Banco Millenium em Angola está a recrutar quadros nas diversas areas.envie o seu CV para aeaportugal@hotmail.com. AEA-Portugal.
Associação de Estudantes Angolanos em Portugal

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Associação de Estudantes Angolanos em Portugal

Em defesa dos estudantes angolanos
Éder Ferreira é advogado. Trabalha para a prestigiada sociedade Albuquerque & Associados. Licenciou-se pela Clássica e está a terminar o mestrado pela Católica, ambas em L
“As empresas portuguesas que querem investir em Angola terão muito a ganhar se apostarem na formação profissional de jovens angolanos que estudam em Portugal e que depois serão absorvidos pelo mercado nacional”. Quem o afirma é Éder Pires Ferreira, um jovem advogado angolano, com grande domínio da palavra 
e firmeza de líder.
“É uma aposta na preparação e renovação dos seus próprios quadros e também da cultura empresarial”, declara.
“Houve muitos angolanos que se sacrificaram por Angola. Antes, pela independência e depois pela paz. Compete-nos a nós, gerações mais novas erguer o futuro e estimar o passado”, disse Éder, 27 anos, a trabalhar para a prestigiada sociedade de advogados Albuquerque & Associados, ligada aos professores catedráticos Ruy e Martim de Albuquerque, da Universidade de Lisboa.
Curriculum notável
Natural de Luanda, de uma família originária de Malange, é um conhecedor da vivência dos estudantes angolanos em Portugal, país que considera “uma segunda pátria, para todo o angolano”, pela História e cultura partilhada, pela língua comum. “É o país europeu com mais parecenças com Angola”, sublinha.No percurso e na atitude, põe cuidado e comedimento, qualidades que diz apreciar. Prefere tratar das questões jurídico-legais, ligadas às empresas e negócios, do que praticar a advocacia na barra do tribunal. “A justiça dos tribunais é um caminho tortuoso para quem sofre com as injustiças da vida”, refere com alguma amargura, como quem já sofreu desilusões com a justiça dos homens.
Éder é presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal, no mandato que termina em 2010, e frequenta o curso de Legal Law Master — em International Business Law, na Universidade Católica Portuguesa, embora se tenha licenciado pela Clássica.
Foi estudar para Portugal quando o pai, João Pires Ferreira, estava a acabar o curso de Engenharia, no Instituto Superior Técnico. A mãe, Maria da Conceição César de Sá, mulher determinada e competente, trabalhou muitos anos na Embaixada de Angola em Lisboa, tendo deixado obra e conquistado prestígio, carinho e amizade junto dos estudantes, sendo conhecido como a “Tia Mariazinha”.
Éder já foi vogal do Conselho Directivo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, vogal da Comissão Disciplinar do Senado em 2008, presidente do Conselho Fiscal da Associação Académica, membro da Assembleia de Representantes e pertenceu à Direcção do Núcleo dos Estudantes Africanos da mesma prestigiada faculdade.
Três mil estudam em lisboa
Em Portugal estudam cinco mil angolanos nas diferentes universidades do país, dos quais três mil estão concentrados em Lisboa.
Alguns são apoiados pelos familiares, outros vão por conta própria. Os que se encarregam de si próprios acabam por ter que trabalhar na restauração, hotelaria, call-centers e supermercados, para suportar os estudos.
Há casos de dificuldades que levam as Associações de Estudantes a intervir, providenciando livros, dinheiro e até explicações.
“Os livros são muito caros. É preciso tirar muitas fotocópias. Até os estudantes com bolsas de estudo, têm de saber gerir bem o dinheiro”.Porém, realçou Éder, “os que fazem maiores sacrifícios acabam por ser os melhores alunos, porque não podem dar-se ao luxo de se distrair”.Muitos estudantes vivem nas residências universitárias, outros alugam quartos ou apartamentos que partilham com colegas, outros ficam em casa de familiares. As zonas habitacionais mais procuradas são Sintra, Almada, Lisboa, Porto, Braga e Coimbra, os centros urbanos mais próximos das universidades.
preferem Ciências exactas
Éder explica que a maioria escolhe as ciências exactas, porque em Angola o ensino de base privilegia essa formação. “O angolano é bom a fazer contas, mesmo que sejam as da sua preferência”, afirma com uma ponta de malícia.
“Embora seja preciso de tudo”, o Direito e Medicina são as preferências tradicionais. Engenharia, Economia, Gestão, Informática e Electrónica são os que têm maior empregabilidade no actual contexto de desenvolvimento do país.
Éder explica que parte dos estudantes, sobretudo os dos cursos técnicos, vai estudar para fora com bolsas concedidas pelas empresas.
As petrolíferas assumem a pole position, principalmente a Sonangol, mas também a BP e a Total, seguidas de alguns Ministérios. Porém, o grosso dos estudantes bolseiros deriva do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), afecto à Secretária de Estado do Ensino Superior.
Os engenheiros do petróleo formam-se nos países anglo--saxónicos, como Inglaterra, Escócia e Estados Unidos, apoiados pelas petrolíferas. Em Portugal, explicou o jovem advogado, há muitos bons médicos angolanos que não conseguem ter condições equivalentes no país e que, por isso, são tentados a ficar.
“Creio que agora se aposta mais na reintegração dos quadros na diáspora, em particular, os profissionais de saúde. Afinal, o básico em Angola é o pão, água, luz e saúde”, diz Éder, lembrando ainda os quadros angolanos dispersos pelos Estados Unidos, Brasil, Espanha, África do Sul, Rússia e Cuba.
O jovem advogado, que foi bom aluno e aprecia a leitura de temas de Política e Economia — agora está a ler A Origem das Crises Financeiras, de George Cooper — considera que todos os quadros na diáspora podem ajudar ao desenvolvimento de Angola. “Cabe à juventude gerir o futuro do país e melhorar a qualidade dos serviços, públicos e privados. Temos que combater o estigma do T.I.A.” (sigla para This is Africa, ou seja “Isto é África”).
Mais apoio da universidade
O dirigente associativo defende maior apoio das universidades aos estudantes africanos, através da redução de propinas, em geral elevadas, ou uma maior abrangência dos critérios de apoio e subsidiação. “Há estudantes que, por falta de documentos, visto ou autorização de residência não conseguem ter senhas para o almoço”. Esta é uma situação que Éder e os colegas tentaram combater quando integraram a Associação Académica da Universidade Clássica de Lisboa. “Um departamento que ‘marcámos’ desde o início foi o da Acção Social e aí tivemos um representante, o Adilson Lima, que durante três anos conseguiu dar muito a quem de facto merecia”.
Possuidor de grande experiência no meio associativo, Éder Ferreira, casado e com dois filhos, é um crítico das falhas de gestão das associações estudantis. “O empenho voluntarioso dos estudantes é o suor que alimenta a força das instituições académicas e o sangue que mantém vivo o associativismo estudantil angolano, mas falta-nos oxigénio”, afirmou, focando-
-se na falta de meios e fundos.
Como se diz na sua língua materna, o Quimbundo: “Malembe, malembe” (devagar se vai ao longe!).
O perfil do estudante angolano em portugal
São cerca de cinco mil, dos quais três mil estão concentrados em Lisboa. Muitos têm de trabalhar para suportar as despesas. Muitos estudantes vivem nas residências universitárias, 
outros alugam quartos ou ficam em casa de familiares. 
No que respeita aos cursos, os angolanos preferem os ligados 
às ciências exactas. Engenharia, Economia, Gestão, Informática 
e Electrónica são os que têm maior empregabilidade.

domingo, 14 de junho de 2009

Fomos Enganados mais uma Vez... Angolanos, angolanos. Juculo messo

Galp controla cabo-verdiana Enacol e abre 'guerra' com Sonangol

Empresa angolana não terá gostado do facto de o reforço de capital ter sido envolto em secretismo.

A Galp tornou-se a maior accionista da Empresa Nacional de Combustíveis (Enacol) de Cabo Verde, decisão que está a criar polémica, sobretudo pela "insatisfação" da Sonangol (Angolana), refere o Negócios online, citando a imprensa cabo-verdiana.

A decisão foi tomada em fins de Abril numa assembleia-geral da Enacol, mas mantida em secretismo - só agora foi revelado publicamente que a Galp subiu a sua participação de 33,2% para 45,03%, enquanto a Sonangol passou dos 33,2% para 38,13%.

O jornal A Semana, num artigo intitulado "Galp assume controlo da Enacol, Sonangol fala em golpe", escreve que o descontentamento da parte angolana foi manifestado na própria assembleia-geral, onde foi aprovado também o aumento de administradores, três são destacados pela empresa portuguesa, um pela angolana e um pela parte cabo-verdiana.

Segundo o jornal, a "atitude" da Galp "desagradou" à Sonangol, uma vez que a empresa angolana e portuguesa têm um acordo para os assuntos mais importantes, como a eleição de novos administradores. Logo após a nomeação, acrescenta, a Sonangol manifestou, em plena assembleia-geral, que a Galp "não cumpriu", razão pela qual "vai ver o que se pode fazer para reverter a situação"

sábado, 13 de junho de 2009

O Eurodeputado Paulo Rangel.

Paulo Rangel at Exponor in 2005Image via Wikipedia

Este é o típico caso de um sortudo na política, até é caso para usar a velha expressão do general e cônsul Júlio César "vine, vidi e vici" o que significa em Português vim, vi e venci. Pois é Paulo Rangel filiou-se no PSD em 2005 e logo tornou-se deputado e depois presidente da bancada parlamentar do PSD, e agora eleito eurodeputado.
Em bom da verdade, é que em então pouco tempo, conseguiu o que muitos militantes activos do PSD, com muita longevidade no partido, e que sempre tiveram presente para apoiar nunca foi-lhe dado a oportunidade. Isso é uma injustiça para os militantes antigos, para os jovens militantes antigos que sonham ascender a cargo políticos, é caso para dizer, há algo de pobre no reino da Dinamarca. Pois uns só servem para colar cartazes e acenar as bandeiras e gritar bem alto PSD, PSD, PSD.
Eu não sou militante do PSD, e ainda bem, mas tenho muitos amigos do PSD e vejo o quanto trabalham e dedicam horas das suas vidas a vida interna do partido. E pergunto alguns o que te motiva para deixares de aproveitar a vida, de dedicar mais aos estudos e conviver mais com a tua família. E volto a perguntar quando chegará a tua vez? Nenhuma resposta. Vejo neles ambição e depois a frustração.
Mas com todo o respeito pelo Dr. Paulo Rangel que merece no actual momento visto ter ganho as eleições. Não ponho em causa o seu trabalho de campanha, mas acredito caso queira vir assumir o lugar de Manuela Ferreira Leite será condicionado pela sua pequena militância. Porque em todos os partidos os anos de militância é um estatuto, como também o comungar dos mesmos ideias. Quando não se tem esse requisito da antiguidade destroce qualquer organização e futuras orientações.



Reblog this post [with Zemanta]

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Barack Obama lembra Camões

Presidente norte-americano emitiu um comunicado sobre o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas
Barack Obama emitiu hoje um comunicado onde não só lembra o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, como a morte do poeta Luís de Camões e relembra a amizade entre os dois países.
Leia na integra o comunicado:
"Comunicado do presidente Barack Obama sobre o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas
Os Estados Unidos e Portugal têm uma forte e longa amizade. Hoje, no Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, as pessoas de origem portuguesa pelo mundo marcam a data da morte do maior poeta de Portugal, Luís Vaz de Camões. É conhecido que Camões, que viveu entre 1524 e 1580, é mais conhecido por seu poema épico, 'Os Lusíadas' - um tributo à idade de ouro das descobertas e explorações portuguesas. Esta Nação (Estados Unidos da América) beneficiou das inúmeras contribuições de luso-americanos. Neste Dia de Portugal, eu orgulhosamente mando os meus melhores desejos a todos os que celebram a cultura e a herança portuguesa nesta ocasião."

Proposta Constitucional - MPLA

De momento nada poderei adiantar, reservo me por agora a um estudo profundo da proposta e uma pesquisa jus-científica.
Em breve tecerei um comentário sobre o documento da maior importância para Nação Angolana.

terça-feira, 9 de junho de 2009

As questões mais relevantes das eleições Europeias:

Portuguese Communist PartyImage via Wikipedia

As questões mais relevantes das eleições Europeias:
  1. A questão é quem foi o maior derrotado destas eleições? Foi o PCP, sim o partido comunista português. Penso que o trabalho de mobilização feito pelo PCP deveria ter um melhor resultado. Nas eleições Autárquicas de Lisboa em 2007 teve um bom resultado à frente do Bloco de Esquerda. Mas nestas eleições o PCP no distrito de Lisboa houve um empate com o Bloco de esquerda.
  2. Quem foi o maior vencedor? Sem duvidas que foi Manuela Ferreira Leite, porque a vitória vem consolidar o sua liderança no PSD.
  3. Quem cometeu mais erros?O partido socialista
  4. Quem sai mais fortalecido?O Bloco de Esquerda.
  5. Quem vota dá poder de faculdade para agir, agora pergunto que tipo de poder tem o parlamento Europeu sobre um estado Membro soberano?Não sei.
  6. Porque abstenção aumenta nas eleições europeias? Eu cumpri com o meu dever cívico, nem todos querem cumprir com dever cívico de votar.
Marco Prado
Reblog this post [with Zemanta]

A violência gera violência.

A Justiça quando feita pelas próprias mãos, sobre o agente que prática um ato ilicito esvazia completamente o poder punitivo do Estado.
Assisti essa cena lamentável de espacamento. Pois sei que ação do lesado ou ofendido em agredir o ladrão ou deliquente não produz efeitos pacificadores para a sociedade.
O que acontece nessa cena é a ausência total de sentido de justiça e ignorância pelos preceitos legais. Sei que muitos dirão mas aqui o que é predominante é o costume. Pois digo os direitos fundamentais que consagra a constituição estão em primeiro lugar, essas práticas de bater nos deliquentes é uma total falta de consciência e põe em causa toda e qualquer perspetiva de uma constituição que consagre os direitos do homem como verdadeiros direitos de um sociedade.
As vezes penso que não é só o caranquejo que anda para atrás.
Mas vejo que o trabalho é arduo, pois a mentalidade está centrada na agressividade e não em consolidar uma justiça equitativa e distribuitiva.

Crime de Abuso sexual

70% dos crimes de abuso sexual deram em condenação
04-Jun-2009
A maioria das acusações de abuso sexual de crianças e adolescentes que chegaram a julgamento em 2008 resultou em condenações, segundo dados do Ministério da Justiça. Em 301 processos que foram concluídos nos tribunais registaram-se 1180 condenações, o que representa 70% das 1672 acusações julgadas por crimes sexuais sobre menores.
Em 2008 registaram-se 1180 condenações nos tribunais portugueses relativas a crimes de abuso sexual de crianças, adolescentes ou menores dependentes, o que representa 70% do total de 1672 acusações que chegaram a julgamento, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Justiça ao DN. Este número não equivale a condenados, já que a estatística ministerial contabilizou no ano passado todos os crimes sobre menores de que o arguido estava acusado, isto é, uma pessoa pode ter sido condenada por dois ou mais crimes no mesmo processo.
Segundo os dados oficiais, em 2008 registaram-se 301 processos-crime cujo julgamentos já foram finalizados em 1º instância, o que representa um aumento em relação a 2007, ano em que realizaram 275 julgamentos por abuso sexual de menores. Isto não significa que se esteja perante uma subida nos crimes sexuais, já que a maioria dos processos judiciais refere-se a casos de anos anteriores.
Em 2008, o número de crimes sexuais contra menores investigados pelas autoridades desceu 3,1% em relação a 2007, com 1382 inquéritos abertos, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna. Destes crimes, 995 foram de abuso sexual de crianças, seguindo-se 132 casos de actos sexuais com adolescentes e 132 de violação de menores. Foram feitas 52 detenções por abuso de crianças.
Ontem, na Assembleia da República, houve consenso na discussão da proposta de lei do Governo contra o abuso e exploração sexual de crianças. Em causa estão medidas para evitar que pessoas condenadas por crimes sexuais possam ter acesso a funções profissionais que envolvam contacto regular com crianças. Além disso, visa impedir a adopção, a tutela ou acolhimento civil de crianças por condenados. As autoridades vão aceder a informação criminal das pessoas a quem um menor esteja para ser confiado.
O assunto foi debatido na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, tendo o CDS-PP e o PSD acordado com o PS juntar as respectivas propostas ao projecto do Governo. Mas deputados dos restantes grupos parlamentares levantaram questões sobre a matéria, o que levou o presidente da Comissão Parlamentar, Osvaldo de Castro, a adiar a discussão para terça-feira da próxima semana, para haver uma maior discussão.
A proposta insere-se no cumprimento da Convenção do Conselho da Europa, que Portugal assinou em Outubro de 2007, e que prevê que cada Estado deve tomar medidas para assegurar que o acesso a profissões com contacto regular com crianças dependa de uma avaliação dos antecedentes criminais do candidato.
ALFREDO TEIXEIRA DIÁRIO DE NOTÍCIAS 04.06.2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O menor é inimputavel....

Se fosse em Portugal esse caso, o menor furta um telemóvel o que aconteceria? Caso fosse em flagrante delito o menor seria detido e no prazo máximo de 48horas teria de ser interrogado por um juiz de instrução no JIC e na presença do seu defensor, nomeado pelo estado, isso depende da escala. Como o menor é inimputável nunca vai para prisão, vai para um centro educacional. Mas em Portugal provavelmente sabendo os policias que se trata de um menor iriam aplicar lhe uma medida, que é única que podem aplicar termo de identidade e residência. Mas como diga isso caso fosse em Portugal. E porque que aqui agem assim, e tem um comportamento adequado a situação e noutros estados não tem a ver com uma questão de princípios que são respeitados desde o primeiro artigo da constituição.


Está preso, pela Direcção de Investigação Criminal, o comandante da esquadra da polícia no Panguila, o superintendente Kadimandila Maiala, acusado de ter violado uma menina de 15 anos de idade. A queixa foi apresentada pelos pais da menina e o Comando Provincial da Polícia em Luanda mandou instaurar, de imediato, um processo-crime e um outro no âmbito disciplinar, segundo o porta-voz da corporação na capital, o primeiro superintendente Jorge Bengue.
“No passado Sábado o comando provincial recebeu uma queixa dos pais da menina acusando o comandante da esquadra de ter imposto como condição para a soltura da menina a troca por favores sexuais”, avançou Jorge Bengue. A menina, soube este jornal, estava detida acusada de furto de um telefone celular de um amigo. A inimputabilidade da menina ditada por lei, decorrente da sua idade, e a ignorância deste facto terão estado na base do acto do superintendente que sabendo que não a poderia manter presa ter-se-á aproveitado no cumprimento de uma obrigação legal. Sobre Kadimandila, o suposto presumível violador, de 39 anos de idade, e segundo o porta-voz da polícia na província, não se conhecem antecedentes de actos de indisciplina. “Não temos registos de mau comportamento, era um agente normal”, disse. Mais adiante, questionado sobre o que poderá acontecer ao acusado, se se comprovar que teve, de facto, contacto sexual com a menina em troca da sua liberdade, Jorge Bengue disse que a questão da disciplina e o rigor no cumprimento das normas da corporação estão na primeira linha das preocupações do ministro do Interior e que nisso tem sido acompanhado pelo comandante geral da polícia. Nos últimos meses foram levantados vários processos e ocorreram várias expulsões de agentes que incorreram em práticas que mancharam a imagem da polícia.
Quem é polícia?
Está ainda por definir o perfil do polícia angolano. Se actualmente os candidatos devem ter a décima segunda classe como escolaridade mínima obrigatória, e nisso têm aparecido nos concursos jovens com o bacharelato concluído, a verdade é que a nossa polícia está ainda cheia de agentes semi-analfabetos. Por outro lado, a robustez física e a aprovação nos testes psico-técnicos são outros dos requisitos para fazer parte da corporação. Numa conversa com altas patentes policiais que preferiram o anonimato, ficou este jornal a saber que os problemas de disciplina poderão continuar a existir por mais algum tempo, e a causa está na falta de legislação sobre a protecção legal dos ex-agentes da polícia. Ou seja, esta falta de protecção tem impedido a reforma antecipada de muita gente, quer de forma compulsiva quer de forma voluntária, mantendo-se, assim, entre as fileiras, muitos homens sem formação e que não se enquadram no perfil desejado. “A nossa polícia está cheia de homens que nunca tinham feito outra coisa na vida que não a guerra, avançou uma fonte”, para depois continuar que “temos homens vindo das ex-FAPLA, das ex-FALA e da FLEC. Até 1992 a incorporação era feita como na tropa, a grande maioria nunca passou por uma escola de polícia e mesmo agora que notícias se tem tido sobre os números de candidatos reprovados?”
José Kaliengue
Fonte:Opais

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SE EU FOSSE UM GAROTO

Se Eu Fosse Um Garoto
Se eu fosse um garoto
Mesmo que só por um dia
Eu levantaria da cama de manhã
Vestiria qualquer coisa e sairia

Pra beber cerveja com os amigos
E paquerar as garotas
Eu me divertiria com quem quisesse
E nunca teria que me explicar
Porque me defenderiam

Se eu fosse um garoto
Acho que eu entenderia
Como é amar uma garota
Juro que eu seria um homem melhor

Eu a escutaria
Porque eu sei como dói
Quando você perde quem queria
Porque não deu o devido valor
Tudo o que você tinha se destruiu

Se eu fosse um garoto
Eu desligaria o celular
Diria a todos que está quebrado
Para pensarem que dormi sozinho

Eu me colocaria em primeiro lugar
E faria as regras do meu jeito
Porque sei que ela seria fiel
Me esperando voltar pra casa
Voltar pra casa...

Se eu fosse um garoto
Acho que eu entenderia
Como é amar uma garota
Juro que eu seria um homem melhor

Eu a escutaria
Porque eu sei como dói
Quando você perde quem queria
Porque não deu o devido valor
Tudo o que você tinha se destruiu

É um pouco tarde para você voltar
Dizer que foi só um erro
Pensar que eu perdoaria assim fácil
Se pensou que eu o esperaria
Você pensou errado...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sou Inocente

1 de Junho de 2009
Dia internacional da criança

Para as crianças de Africa

Poesia

Sou inoncente

Meu infantário é o meu bairro,
Mãe contigo vou trabalhar
No recreio penso no parque
Pai contigo vou e venho,

oh criança sois inocente

Meu berço é duro
Mãe sempre a alimentar
No chão brinco com o que,
Pai, o meu primeiro desenho

oh crianças sois inocente

Sorriso da alegria da vida
Esperança de depositada na fragilidade
Crianças do mundo tendes um papel
pois sois tudo aquilo que homem adulto não faz de bom.