quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Angola um país sem novidades

Leio várias notícias sobre Angola e nada é novo, basta só ler o título da notícia ou mesmo ler o primeiro parágrafo para ficar logo desanimado, mas não fico nada admirado com algumas situações constrangedoras ou casos insólitos e é sempre desgraças, conflitos, problemas e nada de novo.
Por exemplo, nunca li uma notícia nos sites ou blogues, com esse título Angolano ganha o totoloto, até parece que em Angola ninguém ganha o totoloto. Os jornais angolanos, sites, revistas os temas são sempre os mesmos, nada de novo e nada inovadores.
O Site da ww.Sapo. ao só tem 3 temas em destaque que é NOTICIAS/DESPORTO/ECONOMIA, quando analisamos www.Sapo.pt vemos que tem 5 temas em destaque NOTICIAS/DESPORTO/ECONOMIA/VIDA/LOCAL. Gostaria imenso de perguntar a gerência do Portal Sapo porque desta diferença entre o Portal Sapo Angola e o Portal Sapo Portugal? Ou será que não existe VIDA em Angola? Não aceito que Angola seja vista com o planeta Marte, porque existe vida, existe vida desde o agricultor até ao Doutor existe muita vida. Agora essa ideia de explorar os recursos esquecendo da vida que habita em Angola, eu não aceito essa visão, que já vem dos descobrimentos. Nem o local, Portal da Sapo inclui no www.sapo. ao.
Já pouco ou nada surpreende me em Angola. O que sei é que as notícias são sempre a mesma avalanche e daí não saímos, porque falamos muito em Política, desporto, economia, cultura, festas e nada ou pouco inova, tudo linhas de projectos saturados.
O programa televisivo flash apresentado por Helka Guimarães, vejo os seus vídeos no Youtube já apresentam algumas linhas de ruptura com o tradicional pensamento de um jornalismo limitado. Mas o Flash é um programa de qualidade e gosto muito de ver as suas entrevistas.
Para terminar uma pequena conclusão, Angola não é o planeta Marte, aos seus recursos naturais que alimentam a cobiça dos gentios é um pecado não perceberem o quanto existe de histórias ricas, de pessoas daquela terra, para o mundo aprender com o seu sofrimento e as suas alegrias.

Sem comentários:

Enviar um comentário