Dakar - Um relatório do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) sobre o desenvolvimento de África, lançado domingo em Dakar, revela que o número e a intensidade dos conflitos armados diminuíram em 2008 no continente.
O documento intitulado "Resolução de Conflitos, Paz e Reconstrução em África" apresenta igualmente a situação dos conhecimentos relativos às causas dos conflitos em África.
O relatóriuo conclui "a falta de consenso sobre as evidências empíricas enquanto a variedade e a especificidade das experiências necessitam duma análise contextual exaustiva dos conflitos em África".
Segundo o director do Departamento de Pesquisa do Grupo do BAD, Léonce Ndikumana, todos os países africanos que saem de conflitos enfrentam um grande desafio.
"Devem resolver os problemas de inserção dos combatentes, fazer face às necessidades em matéria de educação, de saúde e de infraestruturas enquanto as suas capacidades económicas e financeiras são muito fracas", disse Léonce Ndikumana durante a cerimónia do lançamento do relatório.
O documento preconiza estratégias de resolução de conflitos à escala nacional, sub-regional e regional, ao salientar o reforço dos mecanismos de partilha do poder, o recurso aos mecanismos de alerta e de resolulão dos conflitos a níveis regional e sub-regional, o mecanismo de avaliação pelos pares, bem como a necessidade de pôr à disposição dos Estados saídos de conflitos mais recursos
financeiros.
A publicação do relatório, em prelúdio à Assembleia Anual do BAD que decorre de 13 a 14 de Maio na capital senegalesa, obedece à vontade da instituição financeira de "informar as políticas para prevenir e resolver os conflitos, manter e consolidar a paz em África", explicou Ndikumana
Sem comentários:
Enviar um comentário