domingo, 14 de junho de 2009

Fomos Enganados mais uma Vez... Angolanos, angolanos. Juculo messo

Galp controla cabo-verdiana Enacol e abre 'guerra' com Sonangol

Empresa angolana não terá gostado do facto de o reforço de capital ter sido envolto em secretismo.

A Galp tornou-se a maior accionista da Empresa Nacional de Combustíveis (Enacol) de Cabo Verde, decisão que está a criar polémica, sobretudo pela "insatisfação" da Sonangol (Angolana), refere o Negócios online, citando a imprensa cabo-verdiana.

A decisão foi tomada em fins de Abril numa assembleia-geral da Enacol, mas mantida em secretismo - só agora foi revelado publicamente que a Galp subiu a sua participação de 33,2% para 45,03%, enquanto a Sonangol passou dos 33,2% para 38,13%.

O jornal A Semana, num artigo intitulado "Galp assume controlo da Enacol, Sonangol fala em golpe", escreve que o descontentamento da parte angolana foi manifestado na própria assembleia-geral, onde foi aprovado também o aumento de administradores, três são destacados pela empresa portuguesa, um pela angolana e um pela parte cabo-verdiana.

Segundo o jornal, a "atitude" da Galp "desagradou" à Sonangol, uma vez que a empresa angolana e portuguesa têm um acordo para os assuntos mais importantes, como a eleição de novos administradores. Logo após a nomeação, acrescenta, a Sonangol manifestou, em plena assembleia-geral, que a Galp "não cumpriu", razão pela qual "vai ver o que se pode fazer para reverter a situação"

Sem comentários:

Enviar um comentário